Tanque de Rede

29/12/2014 20:49

Tanques Rede são estruturas flutuantes utilizadas na criação de peixes, em rede ou tela revestida com malhas de diferentes tamanhos e que podem ser confeccionadas de diversos materiais, permitindo a passagem do fluxo de água e dos dejetos dos peixes. O sistema intensivo de criação de peixes em tanques rede está se tornando cada vez mais popular, entretanto é preciso saber as vantagens e desvantagens desse sistema.

Vantagens

  • Menor custo fixo (investimento) por Kg de peixe produzido;
  • Rápida implantação e expansão do empreendimento;
  • Possibilidade de uso racional dos recursos hídricos;
  • Possibilidade de colheita durante o ano todo (escalonamento da produção);
  • Intensificação da produção de pescado (densidades altas, menor ciclo, devido a temperaturas mais constantes da água, entre outras);
  • Manejo simplificado (biometria, manutenção, controle de predadores, despesca);
  • Facilidade de observação diária dos peixes permitindo a descoberta precoce de doenças.

Desvantagens

  • Dependência absoluta de alimentação artificial (ração balanceada);
  • Grande suscetibilidade a roubos ou furtos, atos de vandalismo e curiosidade popular.

Condições Propícias a Implantação do Sistema de Criação de Peixes em Tanques Rede

Para a prática da criação de peixes em tanques rede, alguns cuidados sobre as condições de implantação do empreendimento devem ser previamente avaliadas pelo criador. Deve-se ter atenção com a qualidade da água, existência de correntes, ventos, ondas e logística de acesso às estruturas de criação. Locais situados próximos às culturas agrícolas, cidades e de indústrias, não são indicados para a prática de criação em tanques rede, pois as águas desses ambientes podem estar contaminadas com efluentes contendo resíduos de defensivos agrícolas, esgotos domésticos e industriais, que prejudicam o desenvolvimento dos peixes. Áreas próximas a captação de água para abastecimento publico, locais onde haja navegação e vizinhança de clubes recreativos não são favoráveis a implantação de tanques rede. É importante também que não haja corredores de vento e correntes fortes de água, pois podem causar o rompimento das estruturas de fixação dos tanques rede, sendo desejado um local que propicie ambiente calmo aos peixes. Alguns cuidados devem ser tomados quanto à proteção ambiental no local da instalação. Em todo caso, antes de se iniciar a implantação do empreendimento é necessária uma análise da água do local a ser utilizado, para se evitar contratempos. O processo decisório para a implantação do projeto depende ainda da facilidade de acesso aos tanques rede, pois são necessários barcos/canoas, passarelas ou balsas para locomoção e chegada dos insumos ao local.


 

Profundidade e Velocidade da Água

Ambientes lênticos, como reservatórios, representam lugares potencialmente aptos para se instalar o empreendimento, especialmente quando possuem boa taxa de circulação de água. Além da constante renovação de água, recomenda-se que o local tenha uma profundidade de pelo menos uma vez a altura do tanque rede entre a parte inferior (fundo do tanque rede) até o fundo do reservatório, ou seja, tanques rede de 2 metros de altura, o local deve ter pelo menos 4 metros de profundidade na sua cota mínima. Em ambientes lênticos, é comum a ocorrência da estratificação térmica e química, ou seja, temperatura, oxigênio, gases, compostos orgânicos e inorgânicos presentes na água podem apresentar distribuição heterogênea na coluna d’água. O fenômeno de estratificação da coluna d’água caracteriza-se quando ocorre queda na temperatura do ar, resfria-se a camada superficial da massa d’água tornando-a mais densa, favorecendo a mistura das diversas camadas d’água. Tal mistura faz com que gases nocivos como gás sulfídrico, amônia (geralmente em alta concentração), CO² e metano, que se concentra na parte inferior do reservatório, circulem em toda coluna d’água, ocasionando assim mortalidade dos peixes. Esse fenômeno se verifica, especialmente, em corpos hídricos com grande volume de matéria orgânica em decomposição. Em locais com pouca circulação hídrica, haverá pouca renovação da água nos tanques rede, diminuindo a circulação do oxigênio dissolvido na coluna d’água. O comportamento dos peixes será um indicador do estado da água. Assim poderá ocorrer a diminuição do apetite e boquejamento na superfície, onde o uso de aeradores será necessário para superar tais dificuldades.

Distância e Posicionamento dos Tanques Rede

Para que se tenha uma boa renovação de água nos tanques rede, é necessário que a corrente de água passe de maneira perpendicular às instalações. Sendo assim, a posição dos tanques rede nos reservatórios vai depender do movimento das correntes de água. É importante que a água de um tanque rede não passe para um próximo, devido à consequente redução de sua qualidade, pelo carreamento dos detritos e queda do oxigênio dissolvido. Geralmente os tanques rede são posicionados em linhas, podendo ser em uma única linha ou em mais de uma. Quando for posicionar mais de uma linha, sugere-se manter uma distância de 10 a 20 metros entre linhas. A distância recomendada entre os tanques rede é de uma ou duas vezes o seu comprimento, por exemplo, se o tanque rede medir 2 metros de comprimento, a distância será de 2 a 4 metros entre os demais. É recomendada, após alguns ciclos de produção, a mudança de local dos tanques rede, evitando que o acúmulo de dejetos sob os tanques rede interfira nos próximos ciclos.


 

Sistemas de Criação

O criador em tanques rede poderá adotar um dos sistemas de criação a seguir: Sistema Monofásico, Sistema Bifásico, Sistema Trifásico.

Sistema Monofásico: Os peixes são criados em um único tanque rede durante todo ciclo de produção. Normalmente os alevinos são estocados com peso de 30 a 50 g e despescados quando atingirem o peso comercial.

 

Sistema Bifásico: Na alevinagem (fase 1) o produtor adquire alevinos que são criados em um berçário/bolsão durante 30 – 60 dias. Quando atingirem peso entre 30 – 50 gramas, são transferidos para outros tanques-rede onde ficam até atingirem o peso comercial (fase 2 recria – terminação)

 

Sistema Trifásico: Neste sistema, o produtor realiza a fase de alevinagem (fase 1) de sua criação em berçário/bolsão, criando alevinos até 30-50 g, nas condições do sistema bifásico. Logo após transfere para outros tanques rede, onde é realizada a recria (fase 2), nos quais os peixes atingem peso médio de 200 g, após 60 dias, são transferidos para outros tanques-rede de terminação (fase 3), onde serão despescados quando atingirem peso comercial.

 

Equipamentos e Materiais Diversos

Para se realizar um bom manejo é preciso usar como apoio alguns materiais e equipamentos adequados ao trabalho, dentre os quais se destacam: barco, remos, motor de popa, balsa, balanças, puçás, baldes balaios, engradados, kit de análise de água, termômetro, oxímetro, pHmetro, Disco de Secchi, aerador, freezer, cordas, arames, facas, computador, entre outros. O berçário / bolsão é a estrutura utilizada na fase de cria dos alevinos alojada na área interna do tanque rede de forma a possuir maior volume de água possível. Como apresenta malha muito pequena, entre 5 – 8 mm dificulta a troca interna da água. Portanto é comum a ocorrência de acumulo de sedimento em sua superfície (colmatação), sendo necessária sua limpeza periódica. A fase de berçário /bolsão dura cerca de 30 – 60 dias, quando os alevinos atingem peso entre 30 – 50 gramas. Comedouros são estruturas fixadas dentro dos tanques rede, na altura da linha d’água, ficando de 15 a 20 cm acima da superfície da água e 40 a 50 cm abaixo da linha d’água, que tem por finalidade a retenção da ração no interior do tanque rede para que os peixes possam aproveitar todo o alimento. Como é de malha muito fina alguns cuidados devem ser tomados, tais como: fazer limpezas periódicas ou colocar peixes faxineiros devido ao acumulo de sedimentos; verificar se estão bem fixados junto aos tanques rede e conferir as malhas, pois pode haver pontos de ruptura.